Fenomenologia Existencial (humanista)
Fenomenologia Existencial (humanista)

O que é Psicoterapia Fenomenológica Existencial?

 

 

Durante o processo psicoterapeutico  (ver sessão psicoterapia), busca se uma ompreensão mais ampla a partir da queixa trazida pelo cliente.

Juntos, psicoterapeuta e cliente, irão buscar essa compreensão para que asificuldades possam ser superadas a partir de novas escolhas que o cliente efetive em seu dia-a-dia.

Nesse sentido, a pessoa que procura uma Psicoterapia Fenomenológico-Existencial assume uma postura ativa dentro do atendimento, apropriando-se de sua vida de forma mais responsável, encontrando maneiras mais saudáveis de relacionamento consigo e com o mundo, descobrindo seu potencial e aprendendo a cuidar de forma criativa de sua existência.

A psicoterapia é um termo genérico que engloba todos os tipos de tratamentos que visam ajudar as pessoas a se curarem de algum desconforto através do uso da palavra.

A primeira forma e a mais conhecida foi a Psicanálise, invenção genial de Freud do início do século XX, que mostrou-se uma estratégia ambiciosa e de relativa eficácia, até mesmo devido à sua morosidade e custos envolvidos, passando a ser substituída por outras técnicas de seus dissidentes.

Hoje, as técnicas caminham e têm convergido mais para formas breves de psicoterapia dinâmica, com uma matriz na psicanálise, e um outro grupo de técnicas que se chamam de terapias cognitivo-comportamentais. 

 

Leituras:

  • PIrvin Yalom indicadas: Psicoterapia Existencial.
  • Augusto Pompeia & Bilê Tatit Sapienza: Na presença do sentido: uma aproximação fenomenológica a questões existenciais básicas.
  • Bilê Tatit Sapienza: Do desabrigo à confiança: Daseinsanalyse e terapia; Conversa sobre Terapia.