"Será que você precisa de terapia"? Faça o teste! (logo abaixo)
Quando nossos medos, ansiedades e momentos de tristeza ultrapassam o limite do suportável, é hora de buscar ajuda.
Caro leitor (a)
Provavelmente em alguma fase da vida, você já passou por uma crise, uma fase difícil, vivenciou conflitos.
Geralmente uma crise inicia com uma leve onda e começa a virar Tsunami de uma hora para outra, quando você se percebe já está na crista da onda ou com ela pronta para cobri-lo. Quem está perto de você percebe claramente a mudança e em geral sofre junto.
No auge da irritação, angustia ou tristeza, alguém lhe incentiva dizendo: “Vai fazer terapia!” Então você responde rapidamente: “Para quê terapia? Não sou louco (a)”! Por que vou pagar para ficar falando com um estranho sobre minha intimidade? Eu tenho meus amigos!
A diferença entre o amigo do peito e o terapeuta é a técnica, fazer terapia não é o mesmo que desabafar com um amigo, apesar de terem o mesmo objetivo: ajudar. É claro, se fazer terapia é "conversar", então não preciso mesmo pagar um terapeuta se meu amigo pode fazer isso de graça! Mas na realidade, a psicoterapia cumpre uma função diferente do simples desabafo.
Nossos amigos são a rede de sustentação que alivia as nossas quedas. São as pessoas especiais que escolhemos para participar das nossas vidas, e de cujas vidas escolhemos participar. A eles pedimos e damos conselhos quando não sabemos o que fazer. Pedimos e damos colo e ombro para chorar. Essas experiências são valiosíssimas por que fazem com que nossa dor seja validada e aliviada.
Quando alguém me escuta e me entende, eu me sinto humano, e não um extraterrestre.
O objetivo da psicoterapia é fazer com que nos responsabilizemos por nossa vida, nos permitindo tomar decisões, tendo consciência de nossa liberdade de escolha, nossas atitudes e comportamentos.
Ombro e colo são necessários para os momentos de dor, mas a verdadeira mudança vem de abraçar a nossa própria causa e encontrar novas formas mais adequadas de enfrentar os desafios que a vida nos impõe. Para essa jornada de autoconhecimento e reforma íntima, precisamos de uma ajuda profissional, de alguém que conheça métodos e técnicas que nos ajudem a encontrar o caminho para este objetivo. Alguém que nos ajude a responder perguntas como as acima, e criarmos uma nova versão de nós mesmos.
O psicólogo aceita incondicionalmente aquele ser que esta diante de ti, sem julgamentos, crítica, conclusões evasivas... a terapia ao longo da vida (ou em momentos pontuais) traz maior clareza sobre os processos. A crise acontece, mas é possível ampliar a visão e passar mais facilmente por aquele momento difcícil, evitando a repetição neurótica de coisas que lhe fazem sofrer....
"O sentido da minha Vida é ajudar as pessoas a encontrarem o sentido das suas"
Testes
Testes